sexta-feira, 11 de abril de 2014


"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." - André Maurois

Flor de Lótus

No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.

No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.

É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam.

Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.

Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.

A flor de lótus representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó.

É uma flor muito usada em tatuagens com diferentes significados associados a cada cor da flor. No Japão esta flor é muitas vezes tatuada em conjunto com o peixe koi, significando individualidade e força.

Na Yoga, a posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos.

Significado das Cores da Flor de Lótus

Lótus Azul: remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada.
Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente,  estado de pureza total e natureza imaculada. Normalmente é representada com 8 pétalas.
Lótus Vermelha: revela a candura e natureza original do coração. Esta flor corresponde às qualidades do coração, como o amor, paixão e compaixão. É também conhecida como a flor do Buda da Compaixão, Avalokitesvara.
Lótus Rosa: apesar de muitas vezes ser confundida com a flor de lótus branca, a lótus rosa é a mais importante e especial de todas as lótus, estando relacionada com personagens divinas, como é o caso do Grande Buda.
A flor de Lótus fechada ou em botão é um simbolismo das infinitas possibilidades do Homem, enquanto que a flor de lótus aberta representa a criação do Universo.

Flor de Lótus na Mitologia Grega

Na mitologia grega, os Lotófagos são um povo que vivia numa ilha perto do Norte de África e que como o nome indica, comiam plantas e flores de lótus. Estas plantas têm o efeito de um narcótico que causa um sono pacífico e também amnésia a quem as ingerir.

Na Odisseia de Homero, existe um episódio em que três homens são enviados para a ilha de forma a investigá-la. No entanto, por comerem as flores de lótus como os restantes habitantes, esquecem que têm que voltar para o barco. Mais tarde, Ulisses consegue resgatar os homens e teve mesmo que os amarrar ao navio para que eles não voltassem para a ilha. Através desta história, Homero demonstra toda a sua criatividade e conhecimento a respeito do ser humano, porque a amnésia causada pela flor de lótus é uma coisa que muitas pessoas desejam: a possibilidade de começar de novo, de renascer e apagar o passado.

Xamanismo

O xamanismo é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da humanidade. Hoje médicos, advogados, donas de casa, psicólogos, espiritualistas, místicos, estudantes, executivos, e pessoas das mais variadas crenças estão estudando e aplicando o xamanismo.

Os rápidos resultados, introvisões de profundo significado, o contato com realidades ocultas, a obtenção de auto-conhecimento, a busca do poder pessoal, contribuem para o interêsse nas práticas. O xamanismo é um conjunto de crenças ancestrais. Sua prática estabelece contato com outros planos de consciência, a fim de obter conhecimento, poder, equilíbrio, saúde. Propicia tranquilidade, paz, profunda concentração, estimula o bem estar físico, psicológico e espiritual.

O xamã pode ser homem ou mulher. É o mago, o curandeiro, o bruxo, o médico, o terapeuta, o conselheiro, o contador de estórias, o lider espiritual, etc.

Ele é o explorador da consciência humana. O praticante é levado a sair do torpor convencional, reconhecendo os seus limites, a sua limitada visão pessoal do mundo, buscando um plano mais universal.

Através de um chamado interior ele vive um confronto existencial que o força a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação.

Reforçando a coragem e a determinação, o praticante mobilizado por visões, introvisões e vivências, expande a sua consciência, podendo processar transformações de profundas proporções na sua vida. O xamanismo resgata a relação sagrada do homem com o planeta.

Praticar xamanismo é ir em busca da excelência espiritual, é enxergar a realidade existente por trás dos conceitos, é se harmonizar com as marés naturais da vida. É trilhar o Caminho Sagrado, atravessando os portais da mente, das emoções, do corpo e do espírito.

A premissa básica é o reconhecimento que todos fazemos parte da Família Universal e tudo está interligado.

O praticante compreende o "Espírito Essencial" que está dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres. Ele sabe quem ele é , e como se relaciona com o Universo.

O reconhecimento do caminho da verdade vem da expansão da consciência e a compreensão que o verdadeiro poder está dentro de cada praticante, e provém do desenvolvimento de seus próprios dons.

Hoje, no Planeta, a vibração está mais alta do que nunca. As pessoas se preocupam cada vez mais com o autoconhecimento e fazem a sí mesmo uma pergunta : "O que eu realmente devo fazer na vida?"Nesta busca deparam-se com barreiras, seja com relacionamentos, trabalho, saúde, carreira e etc.

O maior obstáculo para o crescimento é a inércia, que cria a insensibilidade, pois priva o indivíduo de novas possibilidades, cria passividade com relação à vida. Cria falta de vitalidade, limita a criatividade e predispõe ao papel de vítima. A consciência se limita a fugir, a ter medo. A vítima fica sempre vivendo as sombras do passado e com medo do futuro.

As práticas xamânicas compelem a mente a viver dentro do coração, até que a mente ignorante seja destruída. Isso se manifesta quando o ser se revela espontaneamente. Na verdade, o antigo modo de viver acaba, abrindo caminho para um jeito mais consciente.

Quando se aproxima o verdadeiro propósito da alma, tudo da natureza interior vem a tona. A pessoa entra em um processo mais rápido de transformação pessoal. Quando convidamos o amor para despertar poderes mais profundos, trabalhar nos desafios torna-se uma aventura.

O praticante explora a estrutura de sua própria consciência e vai compreendendo como os fatos acontecem na sua vida, deixando de ser vítima das circunstâncias. Sente-se inspirado pelos desafios e aprende a utilizar a energia de forma a caminhar no Amor - Paz e Luz.

Praticando a sabedoria das antigas tradições adaptadas ao mundo atual e ao estado atual da alma humana, o trabalho é feito com tambores, canções, meditações, instrumentos de poder, danças, respirações, visualizações, histórias, vivências e muito, muito amor.

Chá de Camomila


Benefícios do Chá de Camomila

O chá de camomila oferece muitos benefícios para o organismo, como o alívio do estresse, e indisposições como cólicas e gripes. Já o sistema imunológico é estimulado contra infecções.

É também fonte de apigenina, substância para bloqueio do crescimento das células cancerosas, evitando a propagação; e a substância é aliada às proteínas para correção das anomalias no RNA, moléculas para transporte da informação genética.

Com o chá, os níveis urinários de glicina são elevados, aminoácido que alivia espasmos musculares. É presente a substância tanino para cicatrizar naturalmente, e o consumo da bebida proporciona proteção térmica, ou seja, é uma bebida aliada aos cuidados com a pele.

O chá de camomila também contém ácido antêmico, substância oleosa e escura para tratamento da circulação ruim, dor de dente e inflamação da gengiva.

Camomila para Pele e Cabelo

Embora muitas pessoas não acreditem, um estudo da Instituição UNISC de Santa Cruz do Sul, confirma os benefícios cosméticos da planta, como calmante para a pele, cicatrizante, tônico, refrescante, entre outros.

A camomila contribui para o clareamento dos fios capilares. Basta aplicar o chá nos fios e se expor ao sol durante 10 minutos. Os efeitos são mais visíveis em cabelos de tons mais claros.

A camomila também é conhecida pelo seu efeito calmante para a pele, contribuindo para a diminuição de inchaços, edemas e queimaduras. O ideal é utilizar o chá gelado. 

O chá também ajuda a disfarçar as olheiras, quando aplicado frio, pois contrai os vasos e diminui o inchaço.

Chá de Camomila Como Calmante Natural

Outro benefício muito prático do chá de camomila é como calmante natural, ajudando no tratamento da tensão nervosa. O chá contém um aminoácido que tranquiliza o sistema nervoso e atua como relaxante natural. Como alternativa à camomila existem outras plantas com efeitos parecidos como a passiflora e a erva-cidreira.

Aprenda a Preparar o Chá de Camomila com Efeito Calmante

Ingredientes
1 copo de água
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher chá de tília seca
Pedrinhas de gelo

Preparo
Ferva a água com o gengibre durante 5 minutos.
Depois disso desligue o foco e adicione a camomila e a tília. Deixe descansar por mais 5 minutos.
Adicione adoçante e gelo.

Contraindicações

A camomila é contraindicada para gestantes e pessoas com trombose.

Para viver com qualidade de vida, a alimentação é essencial com a dieta equilibrada, e o chá de camomila é ótimo para acrescentar ao cardápio, com muitos benefícios a oferecer. O exercício físico praticado de forma regular é necessário, com opções para escolher o mais agradável, entre danças, esporte, caminhada, e outros.


Flor de Cerejeira

Flor de Cerejeira significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. É uma flor de origem asiática, conhecida como “Sakura”, a flor nacional do Japão, onde estão documentadas mais de 300 variedades de cerejeiras.

No estado de São Paulo, apenas três variedades tiveram sucesso. São elas: Okinawa, Himalaia e Yukiwari.

O início da floração das cerejeiras marca o fim do inverno e a chegada da primavera. São aguardadas com ansiedade pelos japoneses, que organizam em todo o país diversas festividades em torno do “Hanami” (ato de contemplação das cerejeiras em flor que deixam a paisagem deslumbrante).

Uma lenda conta que a palavra "Sakura" surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa bonita flor. Também existe uma crença que o cultivo de arroz poderá ter originado a palavra, tendo em conta que "Kura" era o depósito onde esse alimento (visto por muitos japoneses como uma oferta divina) era guardado.

Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor de cerejeira. Desde aqueles tempos, passou a estar associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido.

A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.

A popular tatuagem da flor de cerejeira é uma alusão à fugacidade da vida e que por isso temos que apreciá-la e aproveitar cada momento ao máximo, lembrando que assim como a flor da cerejeira é levada pelo vento em pouco tempo, a nossa vida também pode terminar abruptamente. Esta forma de viver era muito característica dos samurais.

É uma flor muito desenhada no “Moku Hanga”, uma arte japonesa tradicional semelhante à xilogravura, em que a madeira serve de matriz para impressão de gravuras e estampas japonesas. A flor de cerejeira também é muito popular na arte tradicional japonesa do origami, que através de dobras específicas em papel, cria objetos e animais. Uma flor de cerejeira em origami representa uma junção de dois aspetos fundamentais da cultura japonesa.

O fruto da cerejeira, a cereja, é considerado o maior símbolo de sensualidade, erotismo e sexualidade, principalmente pela cor vermelha intensa.

Yoga

10 benefícios do yoga: 

1- Ajuda a conquistar e manter uma boa saúde.
2 - Alivia doenças respiratórias, dores nas costas, auxilia na perda de peso, desordens do aparelho digestivo, melhora o sistema cardiovascular, o funcionamento das glândulas endócrinas e pode ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. Também beneficia o sistema nervoso e o cérebro.
3 – Alivia ou elimina gradativamente problemas físicos originários de causas psíquicas (doenças psicossomáticas).
4 - Possibilita sensível melhora da condição estética e definição corporal. Podemos trabalhar o corpo sem desenvolver hipertrofia (aumento de volume de massa muscular).
5 – Aprimoramento do intelecto, concentração e memória.
6 – Melhora e reforça a auto-estima, a auto-imagem e a força de vontade.
7 - Melhora a forma de nos relacionarmos conosco, com os outros e com o mundo.
8 - Proporciona alívio de estresse.
9 – Possibilita entrarmos em contato com a real expressão de nosso potencial latente.
10 - Proporciona auto-conhecimento e paz interior.

Motivos para fazer yoga:

A prática regular proporciona equilíbrio físico e mental, força, resistência, flexibilidade, relaxa e acalma mente e corpo, melhora o funcionamento de todos os sistemas como: imunológico, digestivo, reprodutor, excretor e etc.

Resultados do yoga:

Num primeiro momento, os alunos percebem claramente a desaceleração dos batimentos cardíacos, o relaxamento do corpo e uma melhor execução das respirações. Com o tempo, sempre respeitando os limites do próprio corpo, a flexibilidade e o equilíbrio vão aparecendo, assim como a força e a resistência musculares.

quarta-feira, 9 de abril de 2014


Lobo 

Para os nativos americanos, o lobo é um símbolo espiritual poderoso. Eles são considerados como professores "descobridores de trilhas". A estrela do lobo era vermelha, uma cor estimada, associada com o lobo por todas as tribos. Também conhecida como Sírius, ela é a estrela mais brilhante no céu do norte. A via láctea era o caminho do lobo - a rota para o paraíso. Com o tempo, o lobo também tornou-se associado dentre as quatro estações com o verão, entre as árvores com o salgueiro, e entre as grandes forças naturais com as nuvens.

Os 10 mandamentos da natureza

1. Eu sou a Natureza, tua Mãe. Te gerei, te pari,  te dou vida. Quando chegar o momento da tua morte, como Pietá eu te receberei de volta no meu seio. Tu me amarás de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento.

 2. Nada se pode comparar a mim. Tu não me trocarás por coisa alguma.

 3. Aprenderás os nomes dos meus filhos e os amarás. Chamarás pelos seus nomes os animais que  andam sobre a terra, as aves que voam no céu, os peixes que nadam nas águas, os insetos e as plantas  que vivem no teu caminho. Juntos contigo eles cantam a grande sinfonia da vida que faz pulsar o universo.

 4. Os animais e as plantas não são objetos insensíveis à mercê dos teus caprichos. Eles amam a vida tanto quanto os homens e sofrem quando estão morrendo. Plantas e animais são nossos companheiros nesse  mundo maravilhoso. Se eles desaparecerem o homem ficará numa solidão sem remédio. Antes de serem  objetos de uso, eles são presenças de alegria.

 5. Tu me honrarás e protegerás para que os teus dias sobre a terra se prolonguem.

 6. Não matarás. Toda a vida será sagrada. A reverência pela vida será o teu valor espiritual supremo. Uma  coisa apenas se pode matar: o tempo.

 7. Não deixarás sobre mim teus dejetos e detritos mal cheirosos e venenosos. Os campos, as matas, os  rios, os mares, são o meu corpo. Cuidarás para que permaneçam puros e limpos. Uma coisa apenas pode  deixar sobre minha pele: as marcas da tua passagem atenciosa.

 8. Não furtarás. Somente tirarás da natureza as coisas necessárias à tua sobrevivência. Jamais tirarás  qualquer coisa para satisfazer a tua ambição.

 9. Tu me cantarás como amantes cantam a amada. Sou tua mãe. Te dei a vida. Sou tua amante. Tuas sementes me engravidam. Diante de mim tu serás poeta.

 10. De mim nada cobiçarás. Tu não me podes possuir porque não possuis nem mesmo o teu próprio corpo. A brisa fresca, as águas cristalinas, o céu azul, o zumbir dos insetos, a sombra das árvores, o perfume das plantas - nada disso pertence a quem quer que seja. São minhas dádivas gratuitas a todos os  seres vivos.

Rubem Alves